Noticia

Jornada por mais Direitos, Liberdade e Democracia

O PT/DF se soma ao movimento e convoca sua militância para o ato por mais Direitos Liberdade e Democracia. 

Em todo o Brasil movimentos sociais, centrais sindicais, partidos de esquerda e organizações populares irão às ruas no próximo dia 20 de agosto em defesa dos direitos, da liberdade, da democracia e por uma nova política econômica.

No Distrito Federal, também estamos mobilizados contra as iniciativas conservadoras e neoliberais do governo local, que retira direitos dos servidores, reduz os serviços do Estado, atrasa os processos de reforma agrária e busca restringir as manifestações reivindicatórias em vias públicas, favorecendo os interesses privatistas e empresariais.

Para enfrentar a ofensiva conservadora e o ajuste fiscal, precisamos disputar a sociedade e as ruas e por isso é necessário construir uma frente popular e mobilizar a sociedade, participando ativamente dos atos do dia 20 de agosto, do Grito dos Excluídos de 7 de setembro e de inúmeras outras iniciativas em torno de uma plataforma política mínima, que contemple os seguintes pontos:

Defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Que os ricos paguem pela crise: lutar por melhorias das condições de vida do povo, o que envolve emprego, renda, moradia, educação, terra, transporte público etc. Criticar e fazer ações de massa contra todas as medidas de política econômica e “ajuste fiscal” que retirem direitos dos trabalhadores e que impeçam o desenvolvimento com distribuição de renda. Defendemos que o governo ajuste as contas em cima dos mais ricos, com taxação das grandes fortunas, dividendos e remessas de lucro, além de uma auditoria da dívida pública. Somos contra o aumento das tarifas de energia, água e outros serviços básicos, que inflacionam o custo de vida dos trabalhadores e os projetos de terceirização e redução da idade mínima para o trabalho. Os direitos trabalhistas precisam ser assegurados: defendemos a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e a valorização dos aposentados com uma previdência pública, universal e sem progressividade.

Defesa dos direitos sociais do povo brasileiro: lutar contra a redução da maioridade penal, contra o extermínio da juventude pobre e negra das periferias e pelo fim dos autos de resistência, em defesa dos direitos das mulheres, da população indígena e dos povos e comunidades tradicionais, pela criminalização da homofobia e pela ampliação dos direitos sociais que estão ameaçados pela campanha da mídia burguesa e por iniciativas conservadores no congresso.

Defesa da democracia: não aceitar nenhuma tentativa de golpe e retrocesso nas liberdades. Para ampliar a democracia e fazer reformas mais profundas, avançar na luta pela reforma política, pela reforma do poder judiciário, dos meios de comunicação de massa e da cultura. É preciso enfrentar projetos de leis supostamente antiterrorismo que abrem brechas para a criminalização dos movimentos sociais.

Defesa da soberania nacional: o povo é o verdadeiro dono do petróleo, do pré-sal e das riquezas naturais. Impedir a entrega de nosso petróleo e riquezas minerais às transnacionais. Lutar contra a transferência de bilhões de dólares ao exterior, de forma legal pelas empresas ou ilegal, por contas secretas, como no caso do HSBC.

Lutar por reformas estruturais e populares É preciso enfrentar a estrutura de desigualdades da sociedade brasileira com uma plataforma popular. Diante dos ataques, a saída será pela mobilização nas ruas, defendendo o aprofundamento da democracia e as Reformas necessárias para o Brasil, como a reforma política, urbana, agrária, tributária, educacional e a democratização dos meios de comunicação

Em Brasília, estaremos concentrados às 17 horas na Praça dos Aposentados (CONIC) e a partir das 18h na rodoviária, para um grande ato político em defesa das nossas bandeiras de luta!

Todas e todos às ruas no dia 20 de Agosto!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo