Noticia

Presidente eleito da Bolívia sofreu atentado a dinamite, diz porta-voz do MAS

O porta-voz do partido MAS (Movimento ao Socialismo), Sebastián Michel, disse a 1 canal de TV boliviano que Luis Arce, presidente eleito da Bolívia, sofreu 1 atentado em La Paz na noite dessa 5ª feira (5.nov.2020). De acordo com o porta-voz, Arce estava em uma casa que funciona como centro de campanha quando uma banana de dinamite foi jogada.

Michel afirmou que não houve feridos. A informação não foi verificada por fontes independentes. Autoridades do governo interino ainda não se manifestaram.

Há poucos minutos fomos vítimas de 1 ataque de 1 grupo que deixou uma banana de dinamite na casa de campanha onde nosso próprio presidente eleito, Luis Arce, se reunia. Estamos muito preocupados com o que está acontecendo”, falou o porta-voz à Red Uno.

Michel falou que estavam na casa, além de Arce, os membros da comissão que organiza a cerimônia de posse, marcada  para o próximo domingo (8.nov.2020).

O porta-voz disse que Arce não tem equipe de segurança da polícia ou de agentes das Forças Armadas. Segundo ele, o país não oferece segurança à autoridade de mais alto nível da Bolívia.

Não vimos nenhuma declaração a respeito do ministro de Governo Arturo Murillo, por isso nos sentimos entregues à própria sorte, totalmente desprotegidos. Ninguém nos dá a garantia necessária para a segurança de nossa autoridade.”

A Bolívia atravessa 1 período de instabilidade desde a eleição presidencial de 2019. Evo Morales, acusado de fraudar o pleito, foi forçado a renunciar e deixar o país por pressão das Forças Armadas. Jeanine Áñez assumiu interinamente o cargo em novembro de 2019.

Luis Arce é aliado e ex-ministro da Economia de Evo. Venceu em 1º turno na eleição de 2020. Logo depois do pleito, afirmou que “este não será o governo de Evo Morales“.

Isso é o que os partidos de direita inventaram para tirar nossos votos, para tentar capitalizar em cima de algumas pessoas que não gostam do Evo, seja por ódio, racismo ou o que for. Nós vamos governar. Este não será o governo de Evo. Será o meu governo. E no meu governo faremos a Bolívia avançar”, disse o presidente eleito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo