Noticia

Coletivo Nacional dos Eletricitários convoca categoria para mobilização; greve não está descartada

Na última semana, o Coletivo Nacional dos Eletricitários lançou um boletim  avaliando as negociações da Campanha Salarial de 2019 e convocando os trabalhadores para a mobilização em torno de suas reivindicações. Além das ameaças de privatização da Eletrobras, a direção da empresa apresentou uma proposta extremamente vergonhosa, com reajuste quase zero e com a inclusão de cláusulas que retiram inúmeros direitos.

No documento, o CNE destacou que a proposta apresentada diverge dos lucros da empresa nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2018, a Eletrobras lucrou R$ 13 bi e, apenas no primeiro trimestre desse ano, o lucro liquido foi de R$ 1,3 bi.

O Coletivo lembrou também que, historicamente, as campanhas salariais nunca foram fáceis, e demandaram grandes mobilizações da categoria. Porém, desde 2016, − quando  os planos de privatização da Eletrobras se intensificaram − as negociações se tornaram mais difíceis. Em 2018, por exemplo, o reajuste salarial foi de pouco mais de 1%.

Por fim, o Coletivo convocou a categoria para a mobilização e destacou que “não é possível conviver com o medo, e esperar de braços cruzados a demissão em massa. É preciso ir à luta nas manifestações, assembleias e mobilizações das bases para vencermos mais essa ameaça’, finalizou o documento .

Leia o boletim completo aqui.

Fonte: CUT Brasília

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo