BannerJuventude

5ConJPT: Lula lança campanha ‘Meu Primeiro Voto’ e desafia juventude a lutar também fora da internet; Secretaria de Juventude do PT DF já aderiu

“Precisamos nos unir e trabalhar para que o direito às liberdades individuais e à democracia sejam garantidos. Para isso, temos que votar e participar ativamente do processo eleitoral do ano que vem”, diz o secretário da JPT DF

Falando aos jovens de todo o Brasil, Lula conclamou a juventude a se engajar mais e a chamar outros jovens para participar da política. “Nós temos que dizer para os jovens apenas uma frase: que o jovem só perde a luta que ele não faz”, afirmou o ex-presidente. O chamado se deu durante o 5º Congresso Nacional da Juventude do PT, que aconteceu em São Paulo, na sexta-feira (17).

“Não adianta ficar em casa na internet, falando mal de político e da política. Não adianta ficar sendo rebelde na frente da tela do computador. Nós temos que dizer à juventude que ser rebelde é ter ação, é se movimentar. E se movimentar significa escolher pessoas que têm compromisso com o povo brasileiro para que a gente possa mudar definitivamente este país”, acrescentou.

O ex-presidente Lula também lançou o desafio a toda a militância e às lideranças partidárias, para o engajamento na campanha Meu Primeiro Voto, para estimular os jovens com mais de 16 anos a tirar o título de eleitor. O prazo para novos títulos é até 4 de maio de 2022.  ,

“Se a gente quer ganhar uma eleição, nós temos que ter mais eleitores do que eles. Vocês podem descansar, namorar bastante depois desse congresso, mas, quando começar o ano, a gente vai ter que estabelecer um trabalho em todas as cidades que a gente puder, em todos os estados que a gente puder, envolver a bancada federal do PT, o Senado, as personalidades, para que a gente possa utilizar a rede digital para filiar o maior número possível de jovens para as próximas eleições”, pediu Lula, minutos depois de assinar a ficha de filiação do estudante de 17 anos Carlinhos, que não só decidiu tirar seu título de eleitor com também ingressar no PT.

🙋🏽‍♀️ Você que tem 16 anos, ou ainda não tem o título eleitor, não perca a oportunidade de melhorar o Brasil.

📲 Acesse https://t.co/dv6yS4PJTq e tire o seu título, online, até 4 de maio.
#MeuPrimeiroVoto pic.twitter.com/VUv9mOZg4v

— PT Brasil (@ptbrasil) December 17, 2021

Lula lembrou que ocorre hoje, no mundo todo, uma disputa entre a democracia e as forças de extrema-direita, que não se envergonham mais de se dizerem fascistas. “Nós temos então de fazer um gesto, de pegar as pessoas que parecem que são radicais, mas não se manifestam, que acham que não votar é bonito, que apenas falar mal dos outros é bonito. Temos que dizer para ele: você não gosta de política, não gosta de político, você quer um político honesto, competente, ideal, seja você um candidato. Entre na política e seja candidato. E pare de falar bobagem, se não a gente não conserta este país”, declarou.

JPT DF já aderiu à campanha ‘Meu Primeiro Voto

O Secretário de Juventude do PT DF, Vitor Zaupa, que participou do Congresso, ressalta a importância do chamado do presidente Lula para que a juventude acima de 16 anos faça seu título. “Estamos de total acordo com o presidente Lula sobre a importância da participação da juventude na política. Precisamos nos engajar com a realidade político-social do país, afinal, somos nós que estamos adentrando o mercado de trabalho, precisamos de educação, saúde, transporte, cultura. Não somente os jovens mas, especialmente a juventude, é fortemente atingida pelos governos de extrema-direita. Precisamos nos unir e trabalhar para que o direito às liberdades individuais e à democracia sejam garantidos. Para isso, temos que votar e participar ativamente do processo eleitoral do ano que vem”.

Campanha “Meu Primeiro Título” é um chamado para que jovens participem da política

Zaupa também destaca a importância, para a juventude, da eleição do novo presidente do Chile, Gabriel Boric que, aos 35 anos, representa a vitória da esquerda, não só naquele país mas, “para todos os e as jovens da América Latina”, diz. 

Ele parabenizou a companheira Nádia Garcia, que assume a Secretaria Nacional da Juventude do PT. Nádia é militante do Partido dos Trabalhadores do PT Goiás, estado que trabalha junto com o PT DF em diversas causas, em especial, na região do Entorno. Ela substituiu Ronald Sorriso, que ficou à frente da JPT por três anos e meio.

Nádia Garcia, do PT Goiás, é a nova Secretária Nacional da Juventude do PT

A JPT DF foi representada no 5ConjPT pelo secretário Vitor Zaupa, a ex-Secretária, Letícia Espíndola, além dos 7 delegados/as eleitos/as durante os Encontros Setoriais 2021. 

PT DF (Com informações do PT Nacional)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo