Noticia

Casa da Mulher Brasileira é principal arma contra a violência

A ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, defendeu a adoção da Casa da Mulher Brasileira como principal ferramenta do governo federal para acabar com a violência contra a mulher. Segundo a ministra, mais do que combater a violência doméstica, o objetivo do Brasil deve ser exterminá-la. A declaração aconteceu na tarde desta quinta-feira (5), durante bate-papo ao vivo com internautas, promovido pela Agência PT de Notícias.A ideia do espaço é unir em um só lugar os serviços da Delegacia da Mulher, Procuradoria da Mulher, Defensoria Pública, Secretaria da Mulher, entre outros órgãos. “Dentro da Casa a mulher passará por uma triagem. É um projeto para que os serviços não percam as mulheres. Pois muitas vezes elas desistem no meio do caminho”, ressaltou Menicucci.A ministra confirmou a intenção do governo de construir uma Casa da Mulher em cada estado brasileiro. “Esse ano vamos inaugurar 12, com todos os serviços funcionando. Esse é o nosso compromisso com as mulheres brasileiras”, enfatizou.

A próxima Casa a ser inaugurada está localizada em Brasília (DF), e deve começar a funcionar em abril. Segundo a ministra, todas as 12 Casas anunciadas estarão em funcionamento até o fim de 2015. O primeiro espaço do serviço especializado foi inaugurado em fevereiro, em Campo Grande (MS). “Lá tivemos 1995 atendimentos em um mês. Os resultados desse projeto inédito mostraram o gargalo que existe no enfrentamento da violência contra a mulher”, ressalta.

Educação – Ao ser questionada do porquê “em pleno século XXI mulheres ainda são tratadas com diferença no mercado de trabalho”, Menicucci afirmou que a educação é a solução. A ministra observou que os valores patriarcais ainda estão muito enraizados na relação homem-mulher.

“Desempenhamos a mesma tarefa e ganhamos salários diferentes. A educação é a base para transformação. As escolas precisam incluir no ensino básico a questão da violência contra a mulher e a questão de gênero”, destacou. “Todas as esferas da sociedade são formadoras de opinião”, completou a ministra.

Menicucci enfatizou ainda a luta por uma maior participação política das mulheres no parlamento e lembrou a vitória obtida no Congresso Nacional com a aprovação do PL 8305/14, que inclui o assassinato às mulheres por serem mulheres como homicídio qualificado e crime hediondo. “O próximo passo é a aprovação do Fundo para o enfrentamento à violência contra a mulher”, citou.

semana

Por Priscylla Damasceno, da Agência PT de Notícias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo