Banner

Morre ex-deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA)

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), ex-deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), faleceu nesta quarta-feira (25) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele foi internado após hemorragia digestiva no início do ano e aguardava melhoras no seu quadro de saúde para fazer transplante de fígado. A morte de Zezéu foi comunicada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) durante a sessão desta tarde no plenário. Os deputados fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-deputado.
Zezéu Ribeiro, soteropolitano, graduado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), iniciou sua militância política no movimento estudantil, na década de 1970. Filiado ao PT desde 1982, presidiu o partido na Bahia (1995-1999) e integrou o Diretório Nacional (2001-2003), além de ter sido presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia.
Em Salvador, exerceu o mandato de vereador em três legislaturas, alcançando amplo reconhecimento que o levou a se eleger deputado federal em 2002.
Na Câmara, coordenou a bancada do Nordeste e destacou-se com proposições sobre questões de moradia e superação das desigualdades regionais, tendo sido presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano.
É autor da Lei da Assistência para Moradia de Interesse Social (Lei 11.888/08) e relator da PEC 150/2003, que vincula 2% das receitas da União e 1% das receitas dos estados e municípios para a produção de moradias sociais. Em parceria com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) é autor do projeto que institui o “Serviço de Moradia Social”, que visa garantir moradia digna para a população de baixa renda, com a adoção do aluguel social.
Reeleito deputado federal em 2006 e 2010, licenciou-se do mandato em 2011 para assumir a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia. Também em 2011 tornou-se presidente do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan).
Leia a Nota de Pesar da Bancada do PT na Câmara.

NOTA DE PESAR

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, tomada de emoção e triste surpresa, expressa o seu profundo pesar pela irreparável perda do nosso companheiro Zezéu Ribeiro, que representou o povo baiano e o PT por três mandatos nesta Casa.

Zezéu Ribeiro é amplamente reconhecido como a principal referência parlamentar da luta por reforma urbana, por moradia digna e pelo direito à cidade das últimas décadas.

Sua trajetória na vida política, como cidadão, militante, parlamentar e gestor público, é exemplar e inatacável.

Para além disso, sua doçura, simplicidade e humildade, bem como sua imensa capacidade de solidarizar-se, o tornaram um ser humano muito querido para todos aqueles que puderam conhecer e receber o sorriso, o abraço e as palavras sempre ternas, bem humoradas e solícitas do companheiro Zezéu Ribeiro.

Registramos nossas condolências à família de Zezéu e a todo o povo baiano, que soube reconhecer o seu valor ao conduzi-lo a três mandatos de vereador da capital e a outros três mandatos como deputado federal.

Com enorme pesar, mas com alegria por termos partilhado dos frutos da sua luta, honremos o seu exemplo.

Dep. Sibá Machado (PT-AC)
Líder do PT na Câmara – em nome de toda a bancada
Brasília, DF, 25 de fevereiro de 2015.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo