BannerDistrito Federal

Monge Sato realiza Meditação Popular Amorosa na Praça Zumbi dos Palmares

A prática deve acontecer três vezes por semana no mesmo local

Nesta segunda-feira (11), o Monge Sato, fundador do PT e Regente do Templo Budista por 25 anos, lançou o projeto Meditação Popular Amorosa, na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic.

A prática consiste em, além de prestar atenção na respiração, em pé, realizar movimentos corporais leves. Ao som das músicas Carinhoso, de Pixinguinha, Imagine, de John Lennon e Sukiaki, de Kyu Sakamoto, os participantes são convidados e fechar os olhos e sentir a circulação do corpo. Ao todo, são 15 minutos de meditação.

A Praça Zumbi dos Palmares foi escolhida como o local principal para a realização da meditação, por ser passagem dos trabalhadores e trabalhadoras que se dirigem ao metrô e rodoviária. E, também, por ser um símbolo de resistência e de manifestações populares. Mas a iniciativa também será levada para as demais cidades do DF.

Meditação Popular Amorosa: o objetivo é aproximar as pessoas da prática da meditação


Ele também diz que o momento político no Brasil requer de todos maior consciência e mais responsabilidade pelas escolhas em quem votar. “Essa meditação também se trata de promover uma reflexão sobre a política, é ela que norteia a vida de todos, é preciso lembrarmos o quanto o voto consciente é necessário”, friza.

O presidente do PTDF, Jacy Afonso, apoia o projeto e participou da Meditação Popular Amorosa. “A meditação popular trazida pelo Monge Sato ao Conic, onde também é a sede do PTDF, vem somar à nossa proposta de atuar de forma coletiva. Apoiamos que todos os trabalhadores e trabalhadoras tenham acesso à prática da meditação, pois só faz bem à saúde”, diz ele.

Jacy também lembra que o Monge Sato é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e um amigo pessoal de Lula. Sato, inclusive, foi visitar o ex-presidente durante sua prisão em Curitiba. E vai ao seu encontro durante a passagem por Brasília essa semana.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é sato-curitiba.jpg
Sato visitou Lula na prisão em Curitiba

Para a vice-presidente do PTDF e pré-candidata ao Governo do Distrito Federal, Rosilene Corrêa, que estava presente durante a prática, a iniciativa é válida por demonstrar que a meditação pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer lugar, inclusive, no Conic, com todos os ruídos. “É importante essa experiência da meditação num local popular, aberto, por permitir que ela se aproxime de todas as pessoas. Numa sociedade que vive na base do estresse, encontrar ferramentas que possam contribuir para o equilíbrio é fundamental. Vamos convidar amigos, conhecidos para praticar essa Meditação Amorosa e Popular”, diz ela.

A Meditação Popular Amorosa está programada para acontecer, pelo menos, três vezes por semana (segundas, quartas e sextas) no Conic, às 18 horas. A agenda para as demais cidades será divulgada logo que for definida.

Assista ao vídeo de uma parte da MPA e veja a galeria
Fotos: Alessandra Gondim e Adriano Rocha
Vídeo: Adriano Rocha

PTDF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo