Distrito FederalHome

Demanda dos catadores vira pauta de grupo de trabalho no GDF

Decisão do governo local veio depois de manifestação na Estrutural, na última semana

Os catadores de materiais recicláveis conseguiram que suas demandas fossem ouvidas pelo GDF. Depois das manifestações que bloquearam parte da Via Estrutural, na semana passada, o governo local criou um grupo de trabalho para dar fim ao impasse sobre os reajustes contratuais da categoria.

A presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop), Aline Sousa, acredita ser fundamental essa atenção a trabalhadores tão essenciais no DF.

“No nosso ponto de vista esse encaminhamento foi excelente porque nesse grupo de trabalho poderemos pautar situações emergenciais que são a queda na renda, custos para viabilizar a reciclagem e tudo aquilo que trouxe o catador para o estado de crise”, reforçou.

O deputado distrital Gabriel Magno também concorda que a criação do Grupo de Trabalho é o primeiro passo de uma conquista para os catadores.

“A reunião foi importante, assim como a sensibilidade do governo em atender os catadores e as cooperativas. Temos vários desafios e o primeiro deles é a criação da renda mínima. Também é preciso rever alguns pontos aqui no DF, como o preço dos contratos e os custos de manutenção do complexo. Mas, sim, já foi um grande avanço”, comemorou Magno.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo