Noticia

Mais inclusivo, Enem oferece prova especial para pessoas com deficiência

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado ontem (8) e hoje (9) mobiliza estudantes de todo o Brasil. Cada vez mais democrática, a prova desse ano é oferecida em formatos adaptados para alunos com deficiência. Somente em 2014, mais de 8,7 milhões de vestibulandos inscreveram-se para testar seus conhecimentos e, destes, 8,8 mil têm deficiência auditiva. O número é três vezes maior que o registrado em 2010, quando foram pouco mais de 2,8 mil inscritos. Somente do ano passado para hoje, o aumento foi de 88%.

Para atender esse número recorede, a prova é aplicada em formato de leitura compatível com o sistema Dosvox, desenvolvido especialmente para deficientes visuais. Será oferecida, ainda, a tradução da prova em libras, a língua brasileira de sinais.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, a disposição dos alunos com deficiência auditiva também mudou. Diferente do ano passando, quando eram oito alunos com surdez por sala, nesse ano serão apenas seis.

A mudança deve facilitar o atendimento especial dos intérpretes. Além disso, os alunos com atendimento especial têm direito a uma hora a mais para realizar a prova.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de notícias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo