Banner

Câmara recebe proposta para realização de assembleia constituinte exclusiva

A Câmara Federal recebeu, nesta quinta-feira (30), proposta de realização de assembleia constituinte exclusiva para a reforma política. O projeto legislativo foi apresentado pelos deputado Renato Simões (PT-SP) e Luiza Erunida (PSB-SP) junto a uma lista com o apoio de 185 deputados de diversas legendas.

A ideia é levar os brasileiros a responderem nas urnas se são a favor ou não da realização de uma constituinte exclusiva para esse fim.

“Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”, propõe o texto.

De fato, a proposta dos deputados paulistas repete a feita em plebiscito simbólico realizado por iniciativa do PT, junto com outras 482 entidades, no dia 7 de setembro em todo o País.

Ao todo, a mobilização reuniu 7,7 milhões de votos, com 97% deles (7,5 milhões) favoráveis à convocação da constituinte.

Pela nova proposta, o prazo para a realização da consulta é de dois anos. Segundo Simões, o tema ganhou relevância nas eleições e estão em sintonia com as declarações da presidenta Dilma Rousseff, que se comprometeu em trabalhar pela realização da reforma política.

Da Redação da Agência PT de Notícias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo