BannerNoticia

Márcia Abrahão é nomeada reitora da UnB

Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou a professora Márcia Abrahão como reitora da Universidade de Brasília (UnB). A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (20/11) no Diário Oficial da União. Reeleita, a professora era a primeira colocada da lista tríplice e deve permanecer no cargo até 2024.

Márcia está no cargo desde 2016. Em agosto deste ano ela foi reeleita com 54% dos votos. Essa foi a primeira eleição para reitoria da UnB feita completamente de forma remota, já que as atividades presenciais estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

O Poder Executivo tem a prerrogativa de optar por qualquer chapa presente na lista tríplice. No entanto, costumava-se respeitar o resultado das urnas, uma tradição quebrada durante a gestão de Bolsonaro.

Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), 12 instituições de ensino superior federais não tiveram a gestão escolhida em consonância com o que a comunidade universitária decidiu. O caso mais recente foi em 5 de novembro, quando o terceiro colocado da lista tríplice para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi nomeado reitor.

Fonte: Correio Braziliense

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo