Isabella Caldas é a nova secretária de Juventude do PT no Distrito Federal. Indicada pela Articulação Unidade na Luta (AUL) e pela Aurora Socialista, corrente juvenil da AUL, e aprovada pela Executiva da Juventude do PT, a nova secretária assumiu a secretaria nesta quinta-feira, dia 19, no lugar do companheiro Vitor Zaupa.
Com trajetória marcada pela militância desde os 16 anos, Isabella traz um histórico de luta que combina experiência e perspectiva renovadora. “Ser mulher periférica me tornou política desde muito cedo. Crescer em um ambiente de luta foi fundamental para estar onde estou hoje”, destaca a nova secretária.
Na Secretaria, Isabella pretende priorizar a ampliação do protagonismo da juventude petista. Sua proposta é manter e aprofundar o trabalho da gestão anterior, com foco em temas como educação e trabalho, considerados centrais para a juventude do DF. Para Isabella, é essencial que os jovens estejam à frente de lutas políticas no contexto atual. “A juventude do PT sempre foi linha de frente em muitas batalhas, e esse papel deve ser reforçado”, afirma.
Propostas e desafios
De acordo com Isabella, entre as principais pautas da Secretaria estão a luta por melhorias na educação e no acesso a trabalho e renda. Destaca-se, também, o enfrentamento aos retrocessos impostos pelo governo Ibaneis e Celina. Para a nova secretária, esses são os principais desafios para a juventude do DF.
“Precisamos fortalecer a juventude como protagonista, especialmente em áreas como educação e trabalho, que são prioritárias. É essencial aproveitar nossa presença no governo para impulsionar essas pautas e avançar nas lutas que a juventude trava diariamente”, defende Isabella.
Esta é uma nova etapa para a Juventude do PT no DF, que constrói uma atuação ainda mais forte, conectada às bases e comprometida com as principais lutas da juventude.
Biografia
Nascida e criada na Ceilândia, no P Norte, onde mora até hoje, Isabella concluiu o ensino médio no Centro de Ensino Médio 12 de Ceilândia. Ela começou a trabalhar aos 15 anos, com um estágio em telemarketing como seu primeiro emprego. Em 2023, teve a oportunidade de atuar na Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, onde aprofundou sua participação em debates sobre políticas para a juventude. Atualmente, trabalha no Ministério do Trabalho e Emprego. Isabella também cursou francês no Centro Interescolar de Línguas da Ceilândia e está graduando-se em História, tendo iniciado os estudos no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), onde foi diretora de pesquisa e extensão da Liga Acadêmica de História. Atualmente, segue o curso na UniProjeção.