A população de Brazlândia foi surpreendida na manhã desta sexta-feira (26) com a notícia de que a sede da gerência de cultura da cidade será removida da Casa do Turismo e realocada para a sede da Administração Regional. A Casa do Turismo tem sido um importante espaço para a comunidade cultural local, promovendo atividades de interesse da comunidade, que há anos reivindicava um local adequado para suas atividades.
O Conselho Regional de Cultura de Brazlândia também foi surpreendido pela decisão, que não foi previamente discutida com o órgão cultural. Segundo a Lei Orgânica da Cultura (LOC), Art. 250, é proibida a extinção de qualquer espaço cultural público sem a criação de um novo espaço equivalente e sem a consulta à comunidade local por meio do respectivo conselho. O Conselho Regional informou que tomará medidas para impedir a ação da administração.
A comunidade de Brazlândia está preocupada com a possível perda do espaço. Grupos culturais planejam manifestações, e o Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público já foram acionados para acompanhar e reverter a situação.
Mateus Moura, presidente do Conselho Regional de Cultura de Brazlândia, criticou a administração por não comunicar a população ou o Conselho sobre a mudança. “A administração raramente nos consulta sobre questões relevantes. O novo espaço imposto pela Admininstração é inadequado para as atividades culturais que eram realizadas na Casa do Turismo”, afirmou Mateus. Ainda de acordo com o presidente do Conselho, a remoção dos materias seria realizada na segunda-feira, dia 29. Porém, com a mobilização contrária à mudança, a Administração antecipou a remoção para hoje, sexta-feira (26). “Estamos correndo contra o tempo”, destaca Mateus.
A decisão de realocar a sede cultural sem consultar a população e sem fornecer uma alternativa adequada é vista como uma medida arbitrária e desrespeitosa para com a comunidade de Brazlândia.
A situação exige ação imediata. A comunidade de Brazlândia deve se mobilizar rapidamente para pressionar a administração a reverter essa decisão. É fundamental que a notícia seja amplamente divulgada para garantir o apoio da população. A participação de todos é essencial para impedir a remoção desse importante espaço cultural.
O PT-DF condena a ação da Administração de Brazlândia. A falta de diálogo e de transparência são inadmissíveis. Qualquer ataque à cultura, especialmente quando a população é ignorada, é preocupante. Este tipo de ação arbitrária é um sinal alarmante e deve ser combatido com urgência.
Sobre a Casa do Turismo
A Casa do Turismo, inaugurada em 2021 e localizada à beira do lago Veredinha, é um dos principais cartões-postais de Brazlândia. O objetivo da Casa é alavancar o turismo local em diversas vertentes, como turismo religioso, esportivo, de aventura, de contemplação e ecológico. A iniciativa visa promover a cidade nacionalmente e fomentar a economia local.
A Casa do Turismo é um marco histórico para Brazlândia, oferecendo novos recursos e estruturas para moradores e visitantes. Com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), o espaço busca transformar o potencial turístico da cidade em ações concretas, impulsionando atrativos locais e promovendo o desenvolvimento econômico e social. A inauguração da Casa foi vista como um passo significativo na valorização e fortalecimento do turismo e do artesanato da região.