O Participa+: Formação para o Controle Social no SUS anuncia sua 4ª Edição, mantendo o compromisso de qualificar a atuação de integrantes dos Conselhos de Saúde e lideranças dos movimentos sociais. A iniciativa, que visa fortalecer a participação social na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), destaca a Oficina para Conselheiros/as de Saúde e Lideranças de Movimentos Sociais como uma das principais atividades, com uma etapa virtual marcada para 20 de junho de 2024, seguida por uma etapa presencial nos dias 3 e 4 de julho de 2024.
Segundo Osvaldo Bonetti, secretário de saúde do PT-DF, a nova edição do Participa+ “é uma oportunidade para os interessados em aprofundar seus conhecimentos e fortalecer a mobilização em defesa do SUS e do direito à saúde no Distrito Federal”. Ainda de acordo com o secretário, diante o cenário atual da saúde do DF, a participação social é uma necessidade. “Na conjuntura atual, na qual o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, tem envidado todos os esforços para resgatar as políticas estruturantes para o pleno funcionamento do SUS e voltar a cuidar com qualidade da população, é fundamental termos esta mobilização e engajamento no DF”.
Além da Oficina para Conselheiros/as de Saúde e Lideranças de Movimentos Sociais, a 4ª Edição do Participa+ promove diversas outras atividades. Entre elas, destacam-se 82 Oficinas de Formação para lideranças e integrantes dos Conselhos de Saúde, 100 Rodas de Conversa Virtuais Temáticas, 27 Cursos de Ferramentas Virtuais Participativas, 27 Encontros Estaduais sobre Práticas de Multiplicação, 1 Curso de Formação de Educadoras e Educadores, 6 Encontros Regionais das Comissões Intersetoriais do CNS, 27 Seminários Estaduais para debater a implantação dos Conselhos Locais de Saúde, e o Encontro das Comissões Estaduais de Educação Permanente. Essas atividades visam fortalecer o controle social no SUS e promover a formação e articulação de lideranças e conselheiros de saúde em todo o país.
O projeto é fruto da parceria entre o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), o Conselho Nacional de Saúde (CNS)/Comissão de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (CIEPCSS) e a Organização Pan-Americana de Saúde/OMS no Brasil. Desde sua primeira edição em 2016, o Participa+ tem desempenhado um papel fundamental na capacitação e fortalecimento de lideranças e conselheiros de saúde, contribuindo para a consolidação do controle social no SUS.
As edições anteriores do Participa+ foram marcadas por um intenso trabalho de formação e articulação. A primeira edição, realizada entre 2016 e 2018, envolveu mais de 3.800 participantes em 70 oficinas formativas por todo o país. Já a segunda edição, no período de 2019 a 2021, ampliou ainda mais as parcerias e a abordagem dos temas, contando com a participação de mais de 2.500 pessoas em oficinas, cursos e seminários estaduais.
Em relação à 3ª Edição, realizada entre 2022 e 2023, foram realizadas 40 oficinas de formação, um curso de Formação de Formadoras e Formadores, mais de 50 rodas de conversa temáticas e 10 cursos de ferramentas virtuais participativas. Além disso, houve a ampliação da pesquisa sobre a participação e o controle social no SUS, contemplando um diagnóstico colaborativo sobre as Comissões de Educação Permanente nos estados.
A 4ª Edição do Participa+ representa mais um passo importante nesse caminho, ampliando a abrangência das atividades e buscando envolver um número ainda maior de participantes. Para mais informações e inscrições, acesse o site do Participa+.