Por: Marina Maria
Nesta sexta-feira (25), Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, os movimentos sociais vão à rodoviária do Plano Piloto entregar panfletos e dialogar com a população sobre a importância de trabalhar juntos para erradicar as violências de gênero, que atingem meninas e mulheres em todas as partes do mundo.
Convocada pela CUT-DF, a atividade começa às 16h30 e vai até às 18h30, horário em que a rodoviária tem um maior fluxo de trabalhadoras e trabalhadores de todas as partes do DF. “É muito importante a nossa participação nessa atividade. Sabemos que os índices de feminicídio e violência doméstica aumentaram muito na pandemia e seguem altos em nosso país. Além disso, tivemos um desmonte das políticas de assistência às mulheres vítimas de violência. Precisamos levar informações para que as pessoas possam identificar essas violações, que saibam onde denunciar e que não estão sozinhas”, afirmou a secretária de mulheres do PT-DF, Andreza Xavier.
A dirigente afirmou ainda que é fundamental também dialogar com os homens para que eles tenham uma postura aliada à luta das mulheres, denunciem situações de violência, escutem as suas companheiras, colegas de trabalho, familiares e não sejam coniventes. “Essa é uma pauta de toda a sociedade. Não dá pra avançar nos direitos humanos e sociais enquanto ainda temos que lutar pelo mínimo, que é o direito a permanecermos vivas”, afirmou Andreza.